O projeto EIRA pretende promover a transição verde, unindo nesse objetivo os setores cultural e criativo. As três fases que estruturam o projeto – COLHEITA, EXPOSIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO e RECOMEÇO – envolvem a comunidade e as organizações parceiras na recolha de práticas sustentáveis, visando a criação de novos produtos através das artes. As prioridades definidas fortalecem a identidade, coesão territorial, inovação e sustentabilidade, capacitando os jovens para os desafios da economia verde.
Objetivos
Promover e valorizar expressões culturais imateriais, garantindo sua preservação, divulgação e desenvolvimento contínuo, adaptando-as ao contexto contemporâneo.
Fomentar a diversidade étnica e cultural, promover a inclusão social e a igualdade de gênero, fortalecer a cidadania e melhorar a qualidade de vida das populações locais.
Atividades
O projeto, dividido em três fases, com atividades planeadas para dois anos, pressupõe o envolvimento intrínseco de toda a equipa e das parcerias já estabelecidas:
FASE I – COLHEITA
Através do diálogo com a comunidade, é realizada uma pesquisa sobre a origem e a evolução das tradições, fundamentalmente, para identificar tópicos de conversas, sons e movimentos, histórias, saberes e memórias.
FASE II – EXPOSIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Esta é a fase em que a COLHEITA é apresentada à comunidade, procurando o surgimento de novos conhecimentos, resultantes da interconexão com o passado e evidenciando as qualidades mais profundas e autênticas da região. Nesta fase realizam-se:
SESSÕES DE CODESIGN
INSTALAÇÕES E OFICINAS EIRA.
FASE III – RECOMEÇO
Nesta fase, vão ser constituídos momentos e espaços nos quais se desenvolve a EXPOSIÇÃO EIRA, que documenta o projeto com: